quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que vestir a um Bebé recém-nascido

Uma das primeiras preocupações de uma futura mamã, é saber como vestir o seu bebé, que quantidade de roupa deverá comprar e qual a roupa adequada para um recém nascido.

 
 
Eis alguns pontos importantes a ter em consideração:

1. Qual a altura do ano em que nasce o Bebé?

Se nascer em pleno Verão ou em pleno Inverno, torna-se mais fácil pois sabemos que ou precisa de roupa fresquinha ou de roupa muito quentinha. A dificuldade surge quando o bebé nasce em alturas de mudança de estação como Abril/Maio ou Setembro/Outubro. Tendo em conta o nosso clima, aqui n'A Janelinha aconselhamos comprar roupa mais fresca para estas épocas de transição. Se estiver frio, é mais fácil acrescentar um casaquinho ou pôr uma mantinha por cima do bebé. Se estiver calor e a roupa que tiver for muito quente, provavelmente não a vai conseguir utilizar. No entanto, previna-se com duas ou três peças mais quentes para não ficar completamente desprevenida.



 
 
 
2. Cueiros ou Babygrows
 
É uma das grandes dúvidas das Mães. O que é mais prático? O que é mais bonito? Cueiros para Rapaz, sim ou não?
 
Na minha opinião, vale principalmente o gosto dos pais. No meu caso, quando nasceu o G*, usei Cueiros durante o dia e Babygrows à noite, que vestia depois do banho. Era uma das formas que utilizei para ajudar a distinguir o dia da noite. 


Já lá vão 7 anos e eu acho que cada vez há roupa mais gira para recém-nascido.
 
 
A versão moderna do Cueiro com pernas tem tido tanto sucesso que a pedido de muitas Mãmãs passamos também a fazer em cor de rosa.
 
Colecção A Janelinha New Born, Fall/Winter 2013
 
Colecção A Janelinha New Born, Fall/Winter 2013

 
Mas o Cueiro tradicional é lindo para Rapaz e para Rapariga e além das cores óbvias para cada sexo, há padrões claramente arrapazados como as riscas azuis ou os lisos azul oxford. Golas com folhos e laçarotes também depende exclusivamente do gosto dos Pais. Pessoalmente, acho que os bebés assim vestidos ficam um amor, sejam de que sexo for. Adoro!
 
Colecção A Janelinha New Born, Fall/Winter 2013
 
Colecção A Janelinha New Born, Fall/Winter 2013 
Body com Gola na nossa Loja, by Ratinho Feliz
 

 3. Roupa de Verão e de Inverno
 
Algumas marcas têm interiores de Verão e de Inverno, estes últimos cardados para serem mais quentinhos. Escolha sempre bons algodões  de preferência de marcas portuguesas como a Pim Pam Pum ou a Laranjinha que garantem a qualidade dos algodões que usam. Algumas lojas vendem interiores muito baratos, mas atenção à qualidade do algodão que pode causar alergias à pele sensível dos recém nascidos. Além disso, há interiores de marcas de má qualidade que logo à primeira lavagem ganham borbotos e afins. 


Na nossa Loja, interiores do tamanho 00 aos 12 m, by Pim Pam Pum
 
 
Também os Babygrows são diferentes para as duas estações: laminados para Inverno e Malha para o Verão. A Janelinha tem sempre, todo o ano, os dois tipos de Babygrows. Abrir atrás ou à frente, é também uma questão que se coloca frequentemente. Os recém-nascidos não se mexem, pelo que para apertar botões atrás é só pô-los de barriga para baixo e voilá. Fundamental é que tenham molas até ao pé para permitir mudar a fralda sem ter que despir o bebé todo. 

N'A Janelinha, Babygrows laminados da nova colecção Pim Pam Pum




N'A Janelinha, babygrows da Laranjinha, sempre românticos e em cores suaves


Os cueiros de Inverno são normalmente forrados a flanela ou feitos em tecidos mais quentinhos. Os fatinhos em lã são também uma boa opção para o tempo frio, mas atenção à qualidade das lãs que deve ser macia e própria para recém nascidos.
 
No Verão use e abuse dos fofos (tanto para rapaz como rapariga já que existem padrões e modelos próprios para cada sexo), das túnicas, dos vestidos, ou seja, de tudo que deixe ao leú as pernas dos bebés. Ficam lindos e amorosos, além de ficarem fresquinhos e confortáveis.
 


 
 
 
 
 

 
 
 
4. É necessário comprar o tamanho zero?
 
Claro que sim. O tamanho zero é feito para bebés de cerca de 50 cm que é o tamanho com que nascem 95% ds bebés a termo. Além disso, todos os bebés perdem peso depois de nascer. Vai usar pouco tempo? Claro que vai, por isso não precisa de comprar 10 conjuntos neste tamanho. Uns 4 tamanhos deverá ser suficiente. Se o bebé nascer pequenino (abaixo dos 3 quilos), reforce nessa altura com mais dois ou três conjuntos. O tamanho 1 é feito para cerca de 56 cm pelo que vestir roupa tão grande a um recém-nascido apenas o vai incomodar com o excesso de dobras e tecido, além de não ficar com um aspecto nada apetitoso.
 


 
Atenção ao tamanho 00, que é o tamanho de prematuro (45 cm) e que algumas lojas indicam como tamanho de recém nascido. Estes sim, provavelmente não os chegará sequer a estrear.
 
 
  
5. Como lavar a Roupa do Recém-nascido
 
A roupa dos bebés não deve ser lavada em conjunto com a roupa dos pais mas pode perfeitamente ser lavada na máquina. Deve utilizar um detergente próprio para roupa de bebé que encontra na maioria dos supermercados. Os detergentes normais têm lexivias e abrasivos que são danosos para a pele dos bebés.
 
 
 
Estenda a roupa do lado direito para minimizar a contaminação do interior da roupa, mais em contacto com a pele do bebé, por insectos e outros bicharocos que possam andar pelo ar.
 
Não tenha medo de ser exagerada com a limpeza e higiene do enxoval do seu bebé. Os recém-nascidos são muito sensíveis ao meio exterior por ainda não terem as defesas completas, pelo que aquilo que é absolutamente inofensivo para um adulto, pode causar algum dano a estes seres tão pequeninos e indefesos.
 
 
 
5. Listas de Enxoval
A quantidade de roupa necessária, é outra grande dúvida das jovens mamãs.


 
Mas como o post de hoje já vai longo, prometemos um novo post muito em breve com esta informação.
 
 
 
 


6 comentários:

Patricia Alves disse...

Olá!
Dáva-me imenso jeito que publicasse a lista do enxoval e dicas sobre o que deve ter sempre à mão, o que levar para o hospital o que não devemos esquecer... enfim aquilo que só a prática nos diz.
Obrigada
patriciacardosalves@gmail.com

* Clara B. F. * disse...

Olá Ptrícia. Prometemos que vamos fazer esse post muito em breve.
:)

Unknown disse...

Olá minha filha vai nascer no mês de setembro eu queria que se pudesse me dar umas dicas do que ela vai usar nessa época do ano sou mãe de primeira viagem e tenho medo de exagera nas coisas dela

Unknown disse...

Olá minha filha vai nascer no mês de setembro eu queria que se pudesse me dar umas dicas do que ela vai usar nessa época do ano sou mãe de primeira viagem e tenho medo de exagera nas coisas dela

Unknown disse...

Olá eu vou ter 2 meninas em Dezembro, o melhor mesmo é tam 00? O que tem com esse tamanho? Obrigada
Filomena

Unknown disse...

Olá eu é a 1 vez que vou ser mãe e gostava que me ajudassem o meu bebé nasce em Junho e gostaria de começar a fazer compras mas não sei muito bem o que comprar