quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como organizar o espaço para a mudança da fralda

Este é um dos temas que mais preocupam as jovens mamãs. Como organizar o espaço para mudar a fralda do bebé, uma vez que há tantas opções?
Neste projecto da decoradora Beatriz Leones para o Querido Mudei a casa,
foi usado um móvel muda fraldas d'A Janelinha

Há uma solução perfeita? Claro que não. Até porque há muita coisas que deve ter em conta quando planeia este espaço.

Primeiro que tudo, tem que pensar como se pretende organizar. As mães não são todas iguais, as casas também não.

É importante não esquecer que nas primeiras semanas os bebés acordam várias vezes de noite para comer e normalmente é preciso mudar a fralda. Planear a mudança do bebé no quartinho dele pode tornar-se complicado nesta altura, principalmente se for Inverno. Terá que manter um 2º quarto sempre aquecido e não se esqueça de que os corredores são normalmente mais frios pelo que o bebé se pode constipar com as sucessivas mudanças de quarto.


Um espaço fantástico preparado pela decoradora Ana Antunes, para o Querido Mudei a Casa.
O móvel muda fraldas e alguns acessórios são d'A Janelinha


O ideal, é planear no quarto dos pais um espaço para esta tarefa. Facilita imenso, principalmente durante a noite, ter tudo muito perto do lugar onde o bebé dorme. Não se esqueça de ao fim de uma semana a acordar várias vezes durante a noite, a paciência já não é a mesma, o cansaço começa a fazer-se sentir, pelo que ter tudo organizado da forma mais simples possivel é o ideal.

Este espaço será certamente provisório e deixará de fazer sentido quando o bebé passar a dormir a noite completa e for para o quartinho dele. Não se preocupe por isso, se tiver que retirar temporariamente um móvel ou ficar com um espaço um pouco apertado. Ao fim de 4 ou 6 meses provavelmente tudo terá voltado ao normal.

Aqui pode colocar um móvel especifico para o efeito que mais tarde passará para outro local da casa ou pode mesmo usar a sua cómoda ou outro móvel que tenha no quarto. Basta colocar um colchão muda fraldas por cima e organizar o espaço para ter as coisas do seu bebé.

Adorei esta ideia da Catarina Ferreira do Projecto Ties.
O espaço super bem organizado para a chegada do S*
e tudo no "quadradinho" como costumo dizer, para facilitar o trabalho,
principalmente durante a noite.

Uma solução popular, mas a que eu gosto menos, é usar o quarto do bebé. Primeiro, porque não acho prático, principalmente nas primeiras semanas. Depois porque não acho higiénico. Não podemos esquecer, que os bebés crescem e o quarto é onde eles brincam e dormem. Mudar a fralda no mesmo espaço, sem condições para lavar as mãos, facilita a propagação de germes e de cheiros.

Bem sei que as revistas de decoração mostram quartos lindos de bebé com espaços para mudar a fralda de sonho, mas nem sempre o mais bonito é o mais prático.

Os muda fraldas são d'A Janelinha.
Um projecto da decoradora Rita Glória para o Querido Mudei a Casa.
 
Outra solução é usar logo a casa de banho, se estiver dentro o quarto dos pais e for fácil mantê-la aquecida. Claro que no Verão é tudo mais fácil e já não se coloca a questão das diferenças de temperatura.
 
Não se esqueça, que seja qual for a solução que escolher, terá ainda que contar com espaço para colocar um cesto com os produtos de higiente do bebé e ainda mudas de roupa, flençóis de banho, fraldas e outros acessórios.
 
 

Quando os bebés crescem e já dormem a noite toda, sem necessidade de os mudar durante a noite, o ideal é mudar a zona de mudança da fralda para uma casa de banho. É o mais higiénico, é o local certo para o fazer e além disso habitua a criança à utilização deste espaço, o que facilita imenso, quando chega a altura de deixar de usar fraldas e passar a utilizar a casa de banho e a retrete, pois o hábito já está na cabecinha deles.

Sei que às vezes as casas de banho não têm dimensão possível, mas vejam esta ideia na foto abaixo. Para mim a solução de uma banheira com muda fraldas é a melhor pois temos no mesmo móvel as duas funções. E a maioria delas cabem por cima do bidé.



As banheiras com muda fraldas podem ser colocadas no quarto dos pais durante as primeiras semanas. Têm rodinhas pelo que é fácil encher e esvaziar a banheira na casa de banho e voltar ao quarto. Mais tarde, podem então ser mudadas para a casa de banho (se houver espaço) ou para o quarto do bebé (a solução que menos prefiro mas que às vezes é a única possível).


    
 


A banheira com vestidor foi usada pela AnaAntunes em mais um Quarto de Bebé
para o Querido Mudei a Casa
 
 
Muitos pais acham que as banheiras com vestidor são frágeis e apenas as usarão durante alguns meses.
Puro engano! Se forem de uma boa marca, resistentes e bonitas, poderão usá-las durante anos.
O G* aqui com quase dois anos, sentado no muda fraldas
onde lhe mudei sempre a fralda até a deixar de usar com 2 anos e três meses.
Nos primeiros 5 meses a banheira com vestidor esteve no nosso quarto
e depois passou para a casa de banho.

 
 
Quando arranjamos a bancada da casa de banho do G*, propositadamente puxei o lavatório para um dos lados
para deixar mais espaço livre na bancada. Mesmo depois de ter tirado o muda fraldas da casa de banho porque o G* já não usava fraldas, era o espaço ideal para o arranjar depois do banho.
 
Com um colchão muda fraldas, a bancada da casa de banho pode também funcionar como móvel muda fraldas.


Pense bem antes de decidir qual a solução que vai escolher, pois o ser prático e funcional é o ponto principal. E não tenha medo de errar. Não se admire se depois do bebé nascer decidir mudar alguma coisa. Não há nada como a prática para se perceber o que é melhor.

No entanto, poderão haver outras ideias e soluções. Se preparou um espaço para a mudança da fralda diferente do habitual, mande-nos uma fotografia, faça um comentário e ajude a inspirar outros pais.

2 comentários:

anicla disse...

Boa noite. Gostaria de saber o preço da cama de grades que foi utilizada no querido mudei a casa no quarto do bebé Duarte. Obrigada

* Clara B. F. * disse...

Olá Anicla, pode enviar o seu pedido para o nosso e-mail - ajanelinha@gmail.com - para que lhe possa responder? Obrigada, Clara Fonseca